277
Em países quentes, é costume adicionar à água do radiador dos automóveis o etilenoglicol, que eleva a temperatura de ebulição da água. Evita-se assim que a água do radiador entre em ebulição.
Já em países que apresentam inverno muito rigoroso, a mesma substância é usada para diminuir a temperatura de congelamento da água.
A elevação da temperatura de ebulição e a diminuição da temperatura de congelamento são duas das propriedades das soluções que dependem do n° de partículas de um soluto não-volátil na solução, e não da natureza dessas partículas.
Essas propriedades, denominadas propriedades coligativas, são a tonoscopia, a ebulioscopia, a crioscopia e a osmose e estão relacionadas com a pressão máxima de vapor.
1.1 - PRESSÃO MÁXIMA DE VAPOR
Uma das propriedades físicas com a qual mais comumente convivemos e muito fácil de perceber é a volatilidade de diferentes substâncias. Um exemplo bastante banal é o éter, quando deixado sem a tampa do recipiente que o contém, evapora-se com muita facilidade. Isto é devido à sua pressão de vapor que é elevada.
Observaremos então, logo a seguir, uma investigação da pressão máxima de vapor. Em um cilindro de aço, contendo um êmbolo móvel, no qual são adaptados um termômetro e um manômetro (aparelho para medir pressão), colocamos um certo volume de água pura, de modo que todo espaço interno disponível do cilindro seja ocupado pela água, e em seguida ergue-se o êmbolo a uma certa altura e, mantendo a temperatura constante, observamos que o ponteiro do manômetro está indicando um aumento da pressão na região compreendida entre o líquido e o êmbolo.
Quando as velocidades de evaporação e de condensação se igualam, é atingido um estado de equilíbrio dinâmico e, não sendo alterada a temperatura, a pressão lida no manômetro permanece constante. A essa pressão damos o nome de pressão de vapor do líquido puro ou pressão máxima de vapor do líquido puro.
Cada líquido possui sua