2 Vigas Continuas Equa O Dos Tres Momentos 1
PROFESSOR:
JORGE ELIÉCER CAMPUZANO CARMONA
Semestre 1 de 2015
Vigas continuas - Equ. dos 3 momentos -
1
Teoria das estruturas
Vigas continuas:
Designamos por viga continua a estrutura constituída de n apoios, sendo n≥3. Portanto a viga continua possui no mínimo dois vãos. Um dos apoios é fixo (articulação ou engastamento) e os outros apoios simples. O processo geral dos esforços para resolução de estruturas hiperestáticas se baseia na transformação desta em uma estrutura isostática ( isostática fundamental), substituindo os vínculos superabundantes pelos esforços que introduzem. Impondo as condições de compatibilidade dos deslocamentos, obtemos um sistema de equações que nos permite resolver o problema.
Equação dos três momentos:
A equação dos três momentos estabelece uma relação entre os momentos fletores que surgem em três apoios consecutivos de uma viga continua, em função da carga aplicada e das características geométricas e de inércia da viga.
Aplicando a equação dos três momentos o numero de vezes que seja necessário, obtemos um sistema de equações que, resolvido, fornece os momentos fletores
(incógnitas hiperestáticas) nos apoios da viga continua.
Vigas continuas - Equ. dos 3 momentos -
2
Teoria das estruturas
Observações:
1. Para resolver a viga continua aplica-se varias vezes a equação dos três momentos, sempre a três apoios consecutivos, e montamos um sistema de equações, cuja resolução fornece as incógnitas hiperestáticas.
2. Os sinais para os momentos fletores nos apoios, obtidos na resolução do sistema, estão de acordo com a convenção clássica, momentos fletores positivos (tração na fibra inferior) e momentos negativos traciona a fibra superior da barra.
3. Se os apoios extremos são articulações ou apoios simples os momentos são conhecidos como zero.
4. Se há balanço nos apoios extremos, os momentos nesses apoios são conhecidos (são os momentos que os balanços introduzem na viga). Conta o sinal para estes momentos, de