Termos de carga
CAMPUS SANTO AMARO
Análise de Estrutura: Conceito e Método Básico
Termos de Cargas
Princípio dos Trabalhos Virtuais - PTV
1. CONCEITOS BÁSICOS DE ANÁLISE ESTRUTURAL
Resume alguns conceitos básicos de análise estrutural para estruturas que são compostas por barras.
2.1. Classificação de modelos de estruturas reticuladas
Conforme mencionado no Capítulo 1, este livro está direcionado para a análise de estruturas reticuladas, isto é, de estruturas formadas por barras. Esta seção faz uma classificação dos tipos de modelos de estruturas reticuladas de acordo com o seu arranjo espacial e de suas cargas. Também são definidos sistemas de eixos globais da estrutura e de eixos locais das barras. Para cada tipo de estrutura são caracterizados os tipos de esforços internos e as direções dos seus deslocamentos e rotações.
A Figura 2.1 mostra um exemplo de um quadro ou pórtico plano. Um quadro plano é um modelo estrutural plano de uma estrutura tridimensional. Este modelo pode corresponder a uma “fatia” da estrutura, ou pode representar uma simplificação para o comportamento tridimensional. Estruturas deste tipo estão contidas em um plano (neste livro é adotado o plano formado pelos eixos X e Y, como mostra a Fi- gura 2.1) e as cargas também estão contidas no mesmo plano. Isso inclui forças com componentes nas direções dos eixos X e Y e momentos em torno do eixo Z (que sai do plano).
O quadro plano da Figura 2.1 tem um solicitação externa (carregamento) composta por uma força horizontal P (na direção de X) e uma carga uniformemente distribu- ída vertical q (na direção de Y). Também estão indicados na figura as reações de apoio, que são compostas de forças horizontais e verticais, e por um momento em torno do