2 Introdu O
O Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Pedagogia consiste em um processo planejado, visando à integração entre conhecimentos teóricos e práticos que complementam a formação acadêmica e profissional do aluno. Algumas atividades foram realizadas na EMEI Flávio Assis Soares.
O estágio curricular, mas do que uma experiência prática vivida pelo aluno, é uma oportunidade para que nós possamos refletir sobre os conceitos e os conhecimentos teóricos trabalhados durante o curso de graduação e conhecer formas diferente de se identificar com o curso. No estágio, diversas atividades relacionadas à formação profissional docente são colocadas em prática pelos alunos.
O estágio tem por objetivo promover maior integração entre a aprendizagem acadêmica e a compreensão da dinâmica das práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula e nas próprias escolas. Ao vivenciar as experiências no cotidiano da sala de aula e da escola, sua organização e funcionamento, principalmente o processo ensino-aprendizagem que se desenvolve nos ambientes educativos, o estagiário terá oportunidade de avaliar conceitos, princípios, teorias, planos e programas de ensino educacionais, testar ou aplicar modelos e instrumentos, construindo e/ou ampliando seus conhecimentos teórico-práticos. Desta forma, o estágio viabiliza situações concretas para a formação do professor-educador, possibilitando-lhe conhecer e interagir com a diversidade de seu campo de trabalho.
As atividades práticas desenvolvidas no estágio devem ser entendidas como ações que demandam supervisão individual do aluno, na situação de ensino- aprendizagem, com o objetivo de integrar os diferentes componentes curriculares do curso de Pedagogia, os desafios e a necessidades dos eixos de formação profissional e o Projeto Pedagogico da(s) escola(s) onde se realiza o estágio.
O estágio compreende atividades de observação, cooparticipação e regência, nas quais se contextualiza as áreas e os eixos de formação curricular,