2 bimestre
Os contratos eletrônicos são a expressão jurídica do comércio eletrônico, que significa em sua essência, um fluxo e refluxo de bens e serviços realizados mediante uma rede de comunicações informatizada. *Contratos eletrônicos intersistêmicos :Os contratos eletrônicos intersistêmicos são aqueles que utilizam o computador apenas como um instrumento de comunicação entre os contratantes que já previamente celebraram o contrato pelos meios tradicionais. Podemos dizer que o papel do computador neste tipo de contrato eletrônico é comunicar o computador do outro contratante daquilo que já foi por eles anteriormente contratados. Os computadores são programados e realizam os negócios por si só, sem necessidade de intervenção humana. Geralmente este tipo de negociação refere-se a controle de estoque de grandes varejistas ou entre fabricantes e empresas automobilísticas que geram e recebem pedidos de remessas automaticamente, de acordo com o necessidade dos produtos.
*Contratos eletrônicos interpessoais: Nestes contratos o computador é utilizado diretamente para a formação da vontade das partes, é instrumento que interage com a vontade dos contratantes e não mero meio de comunicação. Essa forma de contratação se subdivide em contratação entre presentes ou ausentes conforme a simultaneidade ou não da declaração e recepção da vontade das partes.
*Contratos interpessoais simultâneos: Celebrados em tempo real, ou seja, online, são considerados como celebrados entre presentes, visto que ambas as partes estão ao mesmo momento conectadas a rede, e a declaração de vontade de uma parte é recebida pela outra no mesmo momento em que é declarada ou em breve decurso de tempo. Temos como exemplo o Chat e a Vídeoconferência.
*Contratos interpessoais não-simultâneos: São considerados entre ausentes, pois há