1A Daniel Barbalho
Natal, 28 de julho de 2014
Assunto: Trabalho Sociologia Filosofia e Artes
Alunos: Daniel Quinderé Barbalho, Gabriel Fernandes Laurindo e Gabriel Marcelo
Turma: 1° ano A
Construção, Chico Buarque (1971) A música criada em 1971, em plena ditadura militar, foi composta pelo nosso querido compositor Chico Buarque de Holanda, já famoso por criar músicas que critacavam o Brasil da época.
Ela mostra o dia da morte de um construtor civil no seu ultimo dia de trabalho, e desconstrói o mito do trabalho, visto como uma atitude honrosa já que até então que trabalhava mais teria mais prestigio. Essa desconstrução é feita depois que o trabalhador morre com a queda de cima do edifício, e a morte dele é mostrada apenas como um contratempo, algo que atrapalha o transito.
A Cidade, Chico Science (1993) A música criada por Chico Science primeiramente mostra o crescimento de uma cidade através dos trabalhadores menos classificados, que moram em periferias e morros. Mostrando como o trabalho é considerado uma coisa ruim e feito para as pessoas pobres. Quem é pobre trabalha mais, enquanto quem é rico trabalha menos, e as pessoas ricas ficam mais ricas enquanto as pessoas pobres ficam mais pobres, o que é contra o sentido de trabalho, que seria quem trabalha mais ganha mais e quem trabalha menos ganha menos.
Cálice, Criolo (2011) Música já muito conhecido por ter sido composta em 1973 por Chico Buarque, já citado nesse trabalho, ganhou no ano de 2011 uma adaptação para a atualidade da periferia feita pelo compositor Criolo. Mostrando as dificuldades dos trabalhadores da favela ao viver no meio de uma população que faria de tudo para manter o vício, que não vê sentido no estudo se pode trabalhar muito e ganhar pouco e assim continuar vivendo.
As cidades No período em que se passa “Construção”, a cidade é um local em expansão, crescendo com o esforço de homens que arriscam suas vidas todos os dias trabalhando em