1984
Programa de Graduação em Jornalismo – 1° Período
Ana Laura Nogueira
Giovana Mourão
João Dicker
Laura Araújo Michell
Túlio Cunha
ESTUDO SOBRE O LIVRO “1984” DE GEORGE ORWELL
Belo Horizonte
2014
O livro “1984” de George Orwell aborda temas como a repressão, regimes totalitários e a liberdade de expressão, assuntos que nunca saem da contemporaneidade. Orwell consegue no romance, transcender sua época por meio de aspectos sociais e ideais, prevendo como a sociedade se comportaria em um futuro próximo.
As críticas que o autor faz sobre o governo e a repressão presentes no livro por meio do personagem principal Winston Smith (alusão à Winston Churchill, notável ex-primeiro-ministro da Inglaterra que lutou pela paz e fim dos regimes totalitários.), na verdade é um desabafo pessoal. No romance, Winston compra um diário para “extravasar” e verbalizar seus sentimentos contrários ao Big Brother (Grande Irmão), “líder” do partido no poder, o que nos leva a acreditar que George Orwell fez o mesmo com o livro “1984”, como se ele fosse um relato pessoal, repleto de críticas subentendidas sobre o período em que estava vivendo durante a escritura do livro.
O grito sufocado de liberdade, a vontade extrema de acabar com a repressão e as artimanhas impostas pelo Big Brother (Grande Irmão) para conseguir o apoio do povo causa um grande desconforto no leitor, pois só ele vê realmente todos os lados da moeda e o quão desleal são os governos totalitários, tanto que Winston escreve em seu diário: “Liberdade é poder escrever que dois mais dois são quatro. As fábricas russas ainda contêm placas com o lema: dois mais dois são cinco se o partido quiser.”.
Uma das grandes temáticas do romance é o Big Brother (Grande Irmão), que na trama, tudo sabe e tudo vê. Ele passou a ser utilizado comercialmente por emissoras de TV, como um programa em que o participante vive em um mundo onde não existe privacidade. Você é filmado 24 horas