1984
George Orwell
Introdução “Se queres uma imagem do futuro, pensa numa bota pisando um rosto humano – para sempre”
A partir do livro 1984, de George Orwell, publicado em 1949, é possível analisar inúmeros aspectos políticos, sociais e até mesmo psicológicos. Esse trabalho tem como objetivo analisar alguns desses aspectos, trazendo-os como exemplo para o nosso mundo passado e atual, como o regime dos sistemas totalitários, a busca pelo poder das classes dominantes através da manipulação da população, a deformação da realidade, o uso de sistemas de comunicação como meios de dominação, a tortura e a dor como formas de submeter o indivíduo, o conceito de ideologia marxista e até mesmo a fragilidade de nossos próprios valores morais.
Ao decorrer do trabalho, diversas passagens do livro são citadas, visto que o próprio livro apresenta várias citações favoráveis a uma melhor interpretação dos pontos discutidos.
1984 – George Orwell
“Guerra é Paz
Liberdade é escravidão
Ignorância é força”
Winston Smith é um cidadão de trinta e nove anos que tenta se rebelar contra o todo-poderoso sistema totalitário em que vive, onde toda e qualquer forma de pensamento ou emoção individual são reprimidos pelo Estado, através de diversos mecanismos: vigilância contínua da população por meio de teletelas (espécie de televisão onde o espectador pode ser visto e ouvido por quem transmite os sons e as imagens. Não pode ser desligada.), manipulação da massa pelos sistemas de comunicação ou, quando isso não desse certo, formas de extrema tortura até que o indivíduo sofresse uma verdadeira lavagem cerebral.
Apesar de todo esse terrorismo, Winston não desiste de seu desejo de ser livre, de seu desejo de expressar suas emoções, e vive com sua colega de trabalho, Júlia, uma paixão proibida, até o inevitável momento em que os dois são descobertos pelo Partido Ingsoc e presos pela