16 Deveres de um gerente
Seguem os 16 deveres de um gerente (para qualquer área) segundo Fayol, na Teoria Clássica da Administração: 1. Assegurar a preparação dos planos e sua execução.
Consiste em ordenar os projetos objetivamente, expondo os prós e contras e definindo a estratégia a ser usada para alcançar o objetivo proposto. 2. Cuidar para que a organização humana e material seja coerente com o objetivo, os recursos e os requisitos da empresa.
Os profissionais envolvidos devem estar preparados, assim como os equipamentos utilizados devem ser adequados. 3. Estabelecer uma autoridade construtiva, competente, enérgica e única.
O gerente deve exercer o seu direito de mandar de forma que os subordinados atendam as expectativas da organização. 4. Harmonizar atividades e coordenar esforços.
Distribuição das tarefas de forma que uma não atrapalhe outra, sem que haja um desgaste excessivo. 5. Formular as decisões de forma simples, nítida e precisa.
Verificar os problemas e expor as decisões tomadas de forma a esclarecer as dúvidas que possam surgir. 6. Organizar a seleção eficiente do pessoal.
Estar atento ao processo de recrutamento e seleção do pessoal, visualizando os potenciais perfis para os cargos propostos. 7. Definir claramente as obrigações.
Expor as tarefas aos colaboradores de forma precisa, explicando os processos que deverão ser desempenhados. 8. Encorajar a iniciativa e o senso de responsabilidade.
Propor e incentivar aos indivíduos mudanças para melhoria do processo desempenhado, bem como deixá-los cientes da sua importância para o conjunto. 9. Recompensar justa e adequadamente os serviços prestados.
A remuneração deverá ser compatível com os serviços prestados, assim como os descansos semanais e benefícios adicionais. 10. Usar sanções contra faltas e erros.
Punição justa ao colaborador que faltar ao trabalho sem justificativa concreta, e por erros demasiados por falta de atenção ou motivos impróprios.