15 casos debater serviço social
5
Sistema único de Assistência social
13 estudos de caso para debate com a equipe
Marcelo Garcia
É assistente social. Exerceu a Gestão Social Nacional,
Estadual e Municipal. Atualmente é professor em cursos livres, de extensão e especialização, além de diretor executivo da Consultoria Agenda Social e Cidades. Desde
2009 trabalha e estuda de forma continuada estratégias para combater a pobreza. Escreve diariamente para o site
.
Política de Assistência Social | 47
Para orientar sua leitura...
Neste capítulo, o autor Marcelo Garcia, convida você leitor (a), a expandir a discussão temática desta Capacitação para outros ambientes. Propõe 13 “casos” para você estudar e dialogar com a sua equipe de trabalho, com o firme propósito de envolver e implicar um número cada vez mais ampliado de trabalhadores (as) na consolidação do SUAS.
Como estratégia pedagógica, os “estudos de casos” aqui propostos, são dispositivos de reflexão sobre o próprio trabalho, como base de problematização e mudança. São exemplos de situações e problemas que contam a história da política de assistência social em movimento, suas contradições e possibilidades.
Ao ler estes “estudos de casos” observe que eles descrevem recortes do cotidiano e das experiências dos (as) trabalhadores (as). São descrições de parte de uma realidade complexa e dinâmica que se concretiza na gestão da política; nos serviços de proteção social básica e especial; na divisão e realização do trabalho profissional; na relação com os governos estadual e federal, com os conselhos e, com as entidades de assistência social, dentre outras.
Você verificará também que em cada “estudo de caso” há circunstâncias, contextos e temáticas diretamente vinculadas às legislações e instruções normativas (CF, LOAS, PNAS,
SUAS, NOB-RH, Resoluções, etc), às referências bibliográficas e a textos já estudados nesta
Capacitação. Por isso, tomar o cotidiano de trabalho para refletir, aprender e mudar