Desenvolvimento na China Aula 3 do AVA
Aula tema 3 – Desenvolvimento Econômico da China
Atividade 3
TURMA - 4º SEMESTRE
ADMINISTRAÇÃO
SÃO PAULO
2014
Introdução
A proposta desta atividade é mostrar o desenvolvimento econômico da China e como se tornou a potencia que é nos dias atuais. Aqui apresentaremos os principais pontos de seu crescimento, em qual posição encontra-se hoje diante da economia mundial, seus hábitos, condições de trabalho, suas importações e exportações.
O Crescimento Econômico na China
O crescimento econômico da China deu-se por reformas feitas em sua economia, pois após tomar a liderança do país em 1978 Deng Xiaoping introduziu reformas que mudariam gradativamente a estrutura econômica do país. Deram ênfase ao setor agrícola aumentando sua produção e diminuindo as taxas pagas pela produção aumentando assim a renda familiar da população. A reforma no setor industrial veio na metade dos anos 80, quando se permitiu a entrada de empresas estrangeiras para complementar as estatais existentes, trazendo liberação de preços, salários e autorização de retenção de lucros como incentivo as que tivessem bom desempenho. Dadas às reformas, o mercado estrangeiro sentiu-se atraído para novos investimentos e dando lugar às joint ventures aumentando assim o desenvolvimento em tecnologia e infraestrutura, como produção de energia, transportes e novas vagas de trabalho.
Conhecida no passado como o gigante adormecido, a China despertou e está crescendo rapidamente e com isso afetando indústrias do mundo todo. Seu impacto na economia dos Estados Unidos e de sua região sudeste trouxe transformações na política econômica e nas práticas comerciais regionais e nacionais. De 1980 a 2004 o Produto Interno Bruto (PIB) da China registrou uma média de crescimento real de 9,5%, se tornando a sexta maior economia mundial. No comércio mundial sua participação passou de 1% em 1980 para quase 6% em