Violência contra crianças e adolescentes
VIOLÊNCIA
➢ PROCESSO COMPLEXO
➢ VIOLAÇÃO DE DIREITOS
➢ PROCESSO EM ESPIRAL CRESCENTE – CADA ATINGE MAIS PESSOAS DO CONTEXTO
TRÊS NÍVEIS GERADORES DO PROCESSO DE PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO DA VIOLÊNCIA
➢ ESTRUTURAL – CIRCUSTÂNCIAS SOCIAIS
➢ SOCIOPSICOLÓGICO – RELAÇÃO COM AS IONSTITUIÇÕES SOCIAIS
➢ INDIVIDUAL
DIMESNÕES DE PRODUÇÃO DA VIOLÊNCIA QUE ENVOLVE A JUVENTUDE:
➢ CULTURA DA VIOLÊNCIA ➢ VIOLÊNCIA FAMILIAR ➢ FALTA DE PERSPECTIVA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL (PERTENCIMENTO SOCIAL) ➢ ESTADO AUSENTE ➢ OFERTAS DO MUNDO DO TRÁFICO ➢ USO DE DROGAS ➢ ACESSO A ARMAS DE FOGO ➢ STATUS – AUTO ESTIMA – VISIBILIDADE SOCIAL
Alguns dados:
Ministério da Saúde (DATA SUS – a partir de informações coletas em 2006 e 2007)
As causas externas (acidentes e violências) foram responsáveis por
124.935 óbitos em 2006, representando 13,7% do total de óbitos por causas definidas. É a terceira maior causa de mortalidade na população geral. Apresenta-se como a primeira causa de morte entre os adolescentes e crianças a partir de 1 ano de idade.
Crianças de 0 a 9 anos
Os acidentes de transporte (31,5%), afogamentos (22,7%) e outros riscos à respiração (16,5%) se configuram como as principais causas de óbito nessa faixa etária. As agressões (violências) aparecem como a quarta causa de mortalidade.
Adolescentes de 10 a 19 anos
As violências (52,9%), seguidas pelos acidentes de transporte (25,9%) e afogamentos (9,0%), são as principais causas de óbito nessa faixa etária. Esse perfil se repete nos adolescentes de 15 a 19 anos, no qual 58,7% dos óbitos foram por violências. Na faixa de 10 a 14 anos, as principais causas de óbitos foram os acidentes de transportes (35,9%).
Morbidade por agravos e violências
Crianças de 0 a 9 anos
Entre 2006 e 2007 a violência sexual foi a principal causa de atendimentos nos serviços de referência de violências. Dos 1.939