15 ANOS DE INTERNET NO BRASIL
O crescimento da internet no Brasil aconteceu de uma forma muito rápida devido às reduções de custos dos equipamentos de informática (hardware e software), e a diminuição da mensalidade das operadoras fornecedoras de conexão com internet. Recursos antes somente acessíveis às classes mais favorecidas como A e B, tornaram-se ao alcance da classe C aumentando significativamente o número de internautas no País, deixando assim o Brasil com o 5° lugar dentre os outros países do globo em números de conexões ao longo de seu território, e assim criou-se uma nova era, a era online.
O objetivo dessa monografia é abordar os tipos de acessos dos brasileiros nesses quinze anos da “rede” no País, através de pesquisas e dados obtidos nesse período, traremos algumas constatações a cerca dos acessos.
2. Principais acessos: Redes sociais
Segundo pesquisa feita pela IBM em 2010, no Brasil as redes sociais já são o conteúdo mais acessado pelo internautas, ganhando até mesmo de suas próprias contas de e-mails. São 80% dos internautas brasileiros que acessam as redes sociais como Orkut (o campeão de acessos nessa área) seguido do Facebook, e Twitter.
A seguir estão as outras posições na pesquisa em que o Brasil lidera, referente aos acessos as redes sociais: 2° Espanha - 75% 3° Itália - 73%
4° Japão - 70%
5° Inglaterra – 69%
6° Estados Unidos - 67%
7° França - 67%
8° Austrália - 59%
9°Alemanha - 51%
10° Suíça - 51%
A previsão é que em 2012, o Brasil atinja os 90% com o conteúdo, tomando conta mais ainda do tempo de seus usuários.
A seguir estão alguns dados da Revista “Proxxima”:
“[...] Em agosto deste ano alcançamos a nona posição no mundo em quantidade total de acessos à internet, o que inclui sites de entretenimento, noticias, redes sociais, blogs e o que mais você pode imaginar. Os brasileiros visualizaram 79,1 bilhões de páginas. Perdemos para a França (133 bilhões), Rússia (110 bilhões), Reino Unido (112,2