12345697999
855 palavras
4 páginas
INTRODUÇÃOO presente projeto tem como proposta a analise da gestão do passivo trabalhista nas empresas, essa temática surge como possibilidade de pesquisa uma vez que as empresas a cada dia buscam insaciavelmente o lucro, e percebe-se existir uma grande necessidade em conciliar essa visão empresarial com as práticas trabalhistas. Tais observações fez com que fosse delineada a questão que é o fio condutor do presente trabalho: Com o objetivo de evitar as ações trabalhistas, quais os principais pontos a serem observados à realização da Gestão do Passivo Trabalhista?
Para responder ao problema proposto, formulou-se a seguinte hipótese: Para a realização da gestão do passivo trabalhista devemos monitorar os principais fatores que geram as ações.
O objetivo da pesquisa que ora se apresenta é identificar quais os principais pontos que a empresa deve direcionar suas ações para realizar uma gestão eficiente do passivo trabalhista.
JUSTIFICATIVA
A escolha desse tema justifica-se pela necessidade de realizar um planejamento trabalhista preventivo e desenvolver uma Gestão do Passivo, o qual por muitas vezes a empresa acaba deixando de lado pontos importantes que podem prejudica-la futuramente.
Conforme Santos et al (2003, p70) podemos definir o termo passivo da seguinte forma:
“São os recursos consumidos pela entidade para a geração de fluxos de caixa futuros. É a parte negativa do patrimônio e está representada pelas obrigações da entidade. O passivo compreende basicamente as obrigações, isto é, os valores que a empresa deve a terceiros”.
Um ponto relevante a ser observado para o abordagem desse estudo é o fato que para defender-se em uma ação trabalhista não se deve considerar apenas os gastos com advogados, mas também, despesas judiciais, indisponibilidade de numerários com depósitos judiciais, serviço de assistente técnico para acompanhamento de pericias e desenvolvimento de laudos, mão de obra dos seus colaboradores, entre outros. Para Hermanson