1234567890
Departamento de química
Química geral e experimental
Turma 01501 A
RELATÓTIO DE QUÍMICA Nº2
TEMPERATURA DE FUSÃO DE UMA SUBSTÂNCIA
Florianópolis
08/04/2014
Introdução
Nossa experiência número 2 teve como objetivo a analise do ponto de fusão do naftaleno, e a analise do ponto de solidificação do naftaleno, assim a cada 30 segundos obtemos um temperatura diferente até chegar no ponto que em o naftaleno se encontrava totalmente líquido. Logo após obter a curva de aquecimento desligamos o bico de Bunsen e começamos a anotar a cada 30 segundos a curva de resfriamento até chegar no ponto em que o naftaleno voltou a ser sólido.
Respostas:
2- O naftaleno conhecido como naftalina, é um hidrocarboneto aromático, cuja molécula é constituída de 2 anéis benzenos condensados (C10H8)
P.F: 80ºC
P.S:75ºC
Naftaleno é uma substância pura composta por átomos de carbono e hidrogênio(hidrocarboneto) O naftaleno é considerado uma substância pura porque contém somente um tipo de molécula em sua formação C10H8. Mas no experimento em laboratório notamos que não é uma substância 100% pura, essa substância apresentou 5% de impureza, observamos que o naftaleno começou a se fundir a 75ºC e estava totalmente no estado líquido a 80ºC. O que nos da uma variação de 5ºC, experimentalmente falando, o naftaleno é uma substância 95% pura.
3- Observamos o ponto de fusão do naftaleno, foi muito rápido, pois a chama estava muito forte e mal conseguimos ver o ponto de fusão. Já no procedimento de resfriamento ocorreu de forma lenta e conseguimos observar detalhadamente o ponto de solidificação. Como a variação de temperatura foi muito pequena entre o ponto de solidificação e fusão podemos dizer que é uma substância quase 100% pura(correto 95%).
b) Sim. Pois demorou mais para o naftaleno se solidificar e conseguimos ver com detalhes os cristais do naftaleno se formando e consequentemente