ANALISE DE INVESTIMENTOS
1- Consideração Econômica: rentabilidade: é um indicador de atratividade do negócio, pois mostra ao empreendedor a velocidade de retorno do capital investido. Esse resultado é obtido sob a forma de valor percentual por unidade de tempo, e mostra a taxa de retorno do capital investido em um determinado período, por exemplo, mês ou ano. Para calcular a rentabilidade, em uma empresa nova ou em um investimento que vamos realizar, é preciso utilizar o valor do capital aplicado. Já quando se trata de uma empresa em atividade, podemos utilizar o valor do patrimônio total da empresa. A fórmula para o cálculo da rentabilidade é a seguinte:
Rentabilidade = . Lucro Líquido . x 100
Investimento Total Utilizando os dados da Estrutura Gerencial de Resultados e supondo que o valor do capital aplicado seja de R$ 45.000,00 temos: Rentabilidade = 20880 x 100 = 46,4% ao ano 45000 ;Neste caso, 46,4% de tudo o que o empresário investiu no negócio retorna anualmente sob a forma de lucro. riscos: é a possibilidade de um prejuízo financeiro, pode-se dividir o risco em econômico e financeiro. Este está associado à estrutura das fontes de recursos (dos passivos, exigíveis ou não), principalmente em termos de endividamento relativo." custo de oportunidade: é um entendimento crucial para as decisões que tomamos diariamente. Basicamente consiste no que abrimos mão de fazer para executar outras tarefas que possam nos trazer alguns benefícios. Ex:no momento estou estudando contabilidade sendo que eu poderia ta no cinema ou mesmo ta estudando direito.
comparar em valores monetários: O dinheiro sofre uma desvalorização provocada pela subida de preços à qual chamamos inflação. Assim, 1.000€ em 1995 equivalem a um valor diferente no ano de 2001, por exemplo.Portanto é ver o valor mas viável e no mesmo tempo.
2- Consideração financeira:
Conhecer as reais possibilidades para uma perfeita análise;opções reais, Agronegócio, Viabilidade