1234567890
1- Planejar: Diz um provérbio chinês que “a mais longa viagem começa com um único passo”.
Mas podemos ir mais longe ao afirmar que a mais longa viagem começa quando se pensa sobre esse primeiro passo, ou seja, o planejamento. Planejar é a arte de fazer com que as coisas aconteçam.
Planejar é o trabalho que um líder realiza para predeterminar o curso de uma determinada ação com margens para ações posteriores.
2- Organizar: É a função do líder ordenar e relacionar um trabalho ou atividade para que possa ser executado por outros de forma eficiente.
É estabelecer as bases do trabalho. É colocar funções em ordem para que o trabalho ou atividades sejam executadas.
O líder deve observar a organização com uma perspectiva mais ampla e não simplesmente pessoas dentro da estrutura ou de um organograma.
Para que as atividades sejam realizadas de maneira mais efetiva pelas pessoas do seu grupo, é necessário que o líder identifique e agrupe aquelas que são comuns entre si.
3- Liderar: Dirigir e coordenar. Este é o trabalho que consiste em animar e estimular as pessoas ao trabalho.
Essa tarefa do líder consiste em permitir às pessoas a concretização das atividades do grupo. Se um líder não liderar, será muito difícil fazer com que as pessoas participem.
Ao executar o que foi planejado, o líder servirá de coordenador. Coordenar é harmonizar. Um bom planejamento feito não permite ao líder se perder em pormenores desnecessários ao executar o trabalho porque tudo já foi pensado antes com cautela.
4- Controlar: Avaliar, acompanhar, corrigir, medir são sinônimos, ou melhor, são termos equivalentes na tarefa árdua e difícil de controlar o que foi planejado, organizado, liderado. A idéia não é de alguém que está de cima, dando ordens e controlando se foram ou não executadas as tarefas.
Mas é o princípio de estar atento para o andamento das obrigações e atividades do grupo, parando para analisar cada etapa e meta à luz