12345678
Nacionalidade do autor:
Mary Shelley (1797-1851) foi uma escritora inglesa. Sua obra mais famosa foi “Frankenstein” ou o “Moderno Prometeu” (1818), novela gótica que inspirou a arte cinematográfica.
Mary Wollstonecraft Shelley nasceu em Londres. Filha do filosofo William Godwin e da escritora Mary Wollstonecraft. Foi casada com o poeta Percy Bysshe, cuja esposa anterior, cometeu suicídio. Mary Shelley morreu vítima de problemas cerebrais, com 53 anos.
Em 1818, em Genebra, onde o casal poeta Percy Bysshe e Mary Shelley passavam férias, foi concebida a obra mais famosa de Mary Shelley, “Frankestein: ou o Moderno Prometeu”.
Contexto Histórico:
O livro Frankenstein de Mary Shelley foi produzido quando a burguesia estava em ascensão no processo de transição entre o feudalismo e o capitalismo, ocorrendo na Europa, a Revolução Industrial. Foi o período do século das luzes onde as pessoas criaram um sentimento de liberdade, uma época marcante de grandes revoluções.
Na obra é perceptível esse desenvolvimento tecnológico em que grande parte do mundo estava inserido, como na química, na mecânica, na ótica, criações através de experimentos. A autora faz uma critica aos valores da nova classe dominante: a burguesia.
Isso tudo se resume com a criação do monstro, que de forma fictícia e surreal Mary Shelley critica muitos valores que eram pré- estabelecidos e aceitados pela sociedade. Ela foi contra a regra já que as mulheres ainda sofriam preconceitos quando eram expostas com ideias que contradiziam a época. Mais o livro foi bem aceito e foi um sucesso na época em que foi publicado.
A obra esta inserida na passagem do Romantismo para a Literatura Gótica, que tinha como características a produção culta, cientifica e histórica.
Outras obras importantes produzidas no mesmo período:
“Valperga” (1823), “The Fortunes of Perkin Warbeck” (1830), “The Last Man” (1826), e as novelas “Lodore” (1835) e “Falkner” (1837), essa, escrita já no