Tecnologias idade média
As técnicas agrícolas foram as que mais se aperfeiçoaram durante a Idade Média. Isso ocorreu pois as civilizações estavam aumentando suas relação com outras, desenvolvendo um mercado consumidor maior. Assim, aumentou a procura por produtos agrícolas, e como os instrumentos existentes não supriam a esse aumento, implicou em um desenvolvimento tecnológico na agricultura: técnicas de irrigação, cultivo, etc.
Do mesmo modo, o transporte marítimo precisou ser aperfeiçoado. Cada vez mais, era necessário o desenvolvimento de instrumentos de navegação e da construção naval. Isso, pois, as distâncias navegadas ficaram mais longas.
ALTA IDADE MÉDIA
PAPEL
O papel, inventado pelos chineses por volta de 150 d.C.,consistia em uma mistura de algodão, palha e madeira. Nessa, acrescentavam água e amassava-a, até conseguir-se uma espécie de polpa. Depois, a água era escorrida e alisavam as fibras, formando a folha de papel. Por fim, prensavam e deixavam-na secar. Os chineses esconderam essa técnica até o século VIII, quando árabes capturaram alguns especialista chineses, forçando-os a fornecerem o segredo. Na Europa, essa técnica só foi descoberta no século XII, instalando-se uma indústria papeleira. Embora os chineses tenham contribuído no processo de impressão devido a técnica de fabricação do papel, esta surgiu na India um pouco antes da idade média. O processo consistia talhar, em relevo, num bloco de madeira padrão, sobre o qual colocava-se tinta e, após isso, pressionava-o sobre o tecido. Eram