123456
Apresentado pelos irmãos Louis e Auguste Lumière, na França, em 1895, o cinematógrafo, foi um aperfeiçoamento do cinetoscópio. Era ao mesmo tempo filmador, copiador e projetor. Foi considerado o primeiro aparelho que reunia as condições necessárias para realizar o sonho de dar vida ao cinema. Louis Lumière foi o primeiro cineasta a realizar documentários em curta metragem: "Sortie de L'usine Lumière à Lyon" (Empregados deixando a Fábrica Lumière) foi o primeiro e possuía 45 segundos de duração.
Cinetoscópio
Do americano Thomas Edison, era uma espécie de gabinete onde alguns metros de filme passavam por carretéis. A pessoa via por um visor as fotos em movimento. Em 1894 o cinetoscópio foi exibido em Nova York, Londres e Paris. O filme perfurado era projetado em uma pequena tela no interior da máquina e só podia ser visto por uma pessoa de cada vez, através de uma lente de aumento.
Eles criaram um cinematógrafo em 1895. Esse aparelho portátil era uma câmera, laboratório processador de filme e projetor em um único pacote! Os irmãos viajavam pelo interior da França fazendo filmes que duravam no máximo alguns minutos. Então, eles processavam e projetavam o filme no local! No ano seguinte o vitascópio (que era outra variação do cinetoscópio) começou uma nova era de entretenimento. O vitascópio funcionava como um cinetoscópio básico, mas com uma diferença importante: a imagem era projetada em uma tela grande em uma sala e não em uma tela pequena em uma cabine. Assim começou a corrida para o desenvolvimento do primeiro cinema, o Nickelodeon em Pittsburgh, PA.
Tudo mudou desde que Thomas Edison inventou o cinetoscópio em 1891. Ele usava um motor para mover uma tira de filme na frente de uma fonte de luz. A fonte de luz projetava a imagem do filme em uma tela dentro de uma