123456
Pra respondermos essa pergunta, primeiro teremos que saber o que significa ''indústria cultural ''. Pelas nossas fontes de pesquisa, indústria cultural é o nome dado a empresas e instituições que trabalham com a produção de projetos, canais, jornais, rádios, revistas e outras formas de descontração, baseadas na cultura, visando sempre '' o lucro ''. Sua origem se deu através da sociedade capitalista, que transformou a cultura num produto comercializado. Indústria cultural é uma organização que contribui industrialmente.
A Indústria Cultural está diretamente ligada à tentativa da introdução da cultura no mercado capitalista. Ela fornece, de fato, a vida cotidiana, a verdadeira imagem do mundo, manipula as distrações, defende e justifica a arte física em confronto com a arte espiritual. É a partir dela que se consegue definir um modelo de atitude do espectador, um modo como o conteúdo será percebido tendo como meta garantir o triunfo do capital investido na produção de bens culturais.
O termo indústria cultural (em alemão Kulturindustrie) foi criado pelos filósofos e sociólogos alemães Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973), a fim de designar a situação da arte na sociedade capitalista industrial1.
Membros da Escola de Frankfurt, os dois filósofos alemães empregaram o termo pela primeira vez no capítulo: O iluminismo como mistificação das massas no ensaio Dialética do Esclarecimento, escrita em 1942, mas publicada somente em 1972.
Para os dois pensadores, a autonomia e poder crítico das obras artísticas derivariam de sua oposição à sociedade. No entanto, os valores contestatórios dessas obras poderiam não mais ser possível, já que provou ser facilmente assimilável pelo mundo comercial. Adorno e Horkheimer afirmavam que a máquina capitalista de reprodução e distribuição da cultura estaria apagando aos poucos tanto a arte erudita quanto a arte popular. Isso estaria acontecendo porque o valor crítico dessas