123456
Instituto Superior da Filosofia
Disciplina: Filosofia Contemporânea
Cleiton de Lima
Pós-Modernidade
Pelotas, setembro de 2009.
SUMÁRIO
1. Modernidade: Razão, progresso, tecnologia e moral................................................................................... 3
2. A crítica pós-moderna.............................................................. 4
1.Modernidade: Razão, progresso, scikkdnhskjca
A filosofia desde o final do século XVII até meados do século XIX é conhecida como filosofia moderna.
Nesse período impera a idéia da razão, de racionalidade, na qual o homem acredita que pode conhecer todas as coisas, porque para ele toda realidade é quantitativa, ou seja, é matemática, ordenada.
Acreditava também que através da razão é possível conhecer na origem das inclinações e emoções humanas, dessa forma se cria no homem e auto-coordenado, que é capaz de dominar suas vontades, criando-se assim uma ética plenamente racional.
Uma outra perspectiva deste período esta relacionado à ciência, para os modernos a ciência é a única saída para o progresso. Portanto a ideal positivista da ciência e progresso será um dos carros chefes deste período.
Porém a partir do final do século XIX e início do século XX a ciência, a ética e toda sociedade sofre uma série de transformações; o pensamento moderno entra em crise.
2. Pré-modernidade
O pensamento pós-moderno vem como uma crítica as idéias modernas. Acredita que a pretensão da razão é fantasiosa e serve apenas como forma de manipulação dos homens.
Considerar que o valor dado ao conhecimento e a ciência, sempre está relacionada a jogos de interesse, no qual os critérios que distingue verdade e falsidade sejam pela utilidade desse.
Ademais, enxerga que a ciência dita do real, não passa de teoria e técnicas criadas em laboratórios de pesquisa e que não condizem com as necessidades