123456
Um plano de comunicação eficaz
U
Crise, emergência ou incidente? Saiba reconhecer a situação que envolve sua empresa e identifique em que fase se encontra e qual deve ser o procedimento correspondente Por Barry McLoughlin m trágico desastre de trens nos Estados Unidos, o desabamento de um túnel no Japão, a retirada de minivans defeituosas do mercado, a alteração intencional de um medicamento, a falha de uma agulha hipodérmica –todos esses fatos tiveram algo em comum: chamaram a atenção pública e colocaram em perigo a empresa ou as pessoas diretamente neles envolvidas. No entanto, os resultados foram muito diferentes, porque alguns desses problemas foram bem conduzidos e outros não. Em qualquer caso, o ponto de partida é como saber se o que se encontra pela frente é uma crise. Parece uma pergunta fácil de responder, mas na verdade não o é. De fato, um dos erros mais freqüentes que se cometem nas empresas é a interpretação equivocada da natureza e do alcance de um evento, o que leva a um cálculo errado do dano que poderia causar. É preciso antes de tudo saber identificar os diferentes tipos de situação: incidente, emergência e crise.
Sinopse
O que acontecerá se a informação sobre uma crise que abateu sua empresa não for fornecida oportunamente? Os jornalistas buscarão fontes alternativas que não retratarão necessariamente a verdade dos fatos. Portanto, o silêncio é contraproducente, seja em uma crise, em uma emergência ou em um incidente envolvendo seu negócio. Este artigo diferencia crises, emergências e incidentes, e sugere detalhadamente como reagir a cada um desses acontecimentos. O autor ressalta a importância de estabelecer objetivos para enfrentar as dificuldades conforme seu estágio. Tais objetivos, garante, podem ser alcançados se a empresa seguir cinco princípios de comunicação.
HSM Management 45 julho-agosto 2004
A proposta fundamental do autor, no entanto, é a elaboração de um plano de comunicação constituído de dez etapas. Além de