Módulo de biologia
-------------------------------------------------
NOME: YULI BRASILEIRO BENEVIDES Nº: 49 9º AS
EXERCITANDO EM SALA
01. Item C: o meio externo torna-se hipertônico, e as células da alface sofrem plasmólise.
02. Item D: III e I.
03. Item C: apenas I e III.
04. Item D: I, III e V.
05. F V F V F.
06. F F V V V.
PARA FAZER EM CASA
01. a) Os protozoários de água doce, por serem hipertônicos em relação ao meio externo, recebem influxo constante de água por osmose, para não "explodir" possuem vacúolos pulsáteis, responsáveis pela eliminação do excesso de água. Os protozoários de água salgada raramente possuem vacúolos pulsáteis, uma vez que, são isotônicos em relação ao meio externo, e, portanto, não apresentam problemas em sua regulação osmótica. b) Um protozoário de água salgada transferido para água destilada deve "explodir" pela entrada excessiva de água por osmose.
02. Os canais de sódio abrem-se imediatamente após o estimulo, permitindo a entrada de cargas (Na+) na célula e despolarização da membrana, e fecham-se em seguida.
Os canais de potássio abrem-se mais lentamente que os canais de sódio, permitindo a saída de cargas positiva (K+) do citosol da célula e a repolarização da membrana.
03. a) As soluções eram hipertônicas, pois foram capazes de reduzir o volume celular por perda de água devida à osmose.
b) O soluto A foi capaz de atravessar a membrana, pois após algum tempo, o volume celular foi restaurado, indicando que as concentrações intracelulares e extracelulares se igualaram.
04. V F F F F.
05. a) O sal adicionado ao alimento cria um meio hipertônico, que causa desidratação dos microrganismos responsáveis pela putrefação do alimento.
b) A célula vegetal não sofre ruptura ao ser colocada em meio hipotônico graças a presença da parede celular.
c) A bomba de sódio e potássio gera a diferença de concentração de sódio, que permite o