Educacao
A geografia de Hartshorne fundamentava-se no “neokantismo" de Rickert e Windeobend, o fato de ter sido menos empiristas não significa que esta proposta tenha desfeito com este traço marcante de toda a geografia, apenas não se negou também ao uso de dedução. Suas principais ideias eram de que “a ciência se definiu por métodos próprios, não por objetos singulares”. Assim a geografia teria sua caracterização, seu próprio método de analisar a realidade para Hartshorne “os estudos geográficos não isolaria os elementos, ao contrário ela trabalharia com suas inter-relações", e sendo assim, desistia da procura do objeto de estudo para a geografia, seria no estudo da inter-relação fenômenos heterogêneos, apresentados numa visão sistemática, sendo o estudo das "variações de áreas".
O processo de estudo do inter-relacionamento entre diferentes áreas, estudadas é um processo inúmeras vezes repetidas até que se julgue suficientemente para entender o caráter da área enfocada. A esta forma de estudo Hartshorne denominou-se geografia ideográfica ."Seria uma análise singular (de um só lugar) e unitária (tentando apreender vários elementos), que levaria a um conhecimento bastante profundo de determinado local."
Porém, Hartshorne também propôs uma segunda forma de estudo, denominado, geografia"Nomotética", esta deveria ser generalizada apesar de parcial (tomando os mesmos fenômenos e fazendo as mesmas relações) em outros lugares as comparações das integrações obtidos permitiram , chegar a um padrão de variação daqueles fenômenos tratados", por se tratar de uma mesmo ponto de vista , abrindo a possibilidade de um conhecimento genérico.
Desta forma, Hartshorne articulou a geografia geral e a regional, diferenciando-as pelo nível de profundidade de suas abordagens. Quanto maior a simplicidade dos fenômenos e relações tratadas, maior a possibilidade de generalização. Quanto “mais aprofundada a análise efetuada, maior o conhecimento da