121212
Alunas: Daniela Martines, Karina Jozelina e Thaynara Melo
O mecanismo da audição humana
Como funciona a audição humana
Ondas sonoras- O que são e como atuam na audição
Poluição sonora
Trabalho referente à disciplina de Física do 2°ano A do EM
Professora: Ana Carla
Corumbá-MS
Junho-2013
Introdução
Podemos dizer que o sistema de audição humano é um dos mais complexos e sofisticados mecanismos de transdução existentes na natureza. Sua gama dinâmica é enorme, sua capacidade de extrair informação do meio ambiente é muito apurada e sua capacidade de síntese da informação terminou permitindo que fosse usado para fins muito alheios e distantes daqueles a que estava destinado, como, por exemplo, ouvir música. Na realidade, ainda desconhecemos – ou compreendemos parcialmente - a maior parte do mecanismo auditivo, em especial no que se refere aos mecanismos internos do cérebro.
O ouvido humano
O ouvido consiste em 3 partes básicas - o ouvido externo, o ouvido médio, e o ouvido interno. Cada parte serve para uma função específica para interpretar o som. O ouvido externo serve para coletar o som e o levar por um canal ao ouvido médio. O ouvido médio serve para transformar a energia de uma onda sonora em vibrações internas da estrutura óssea do ouvido médio e finalmente transformar estas vibrações em uma onda de compressão ao ouvido interno. O ouvido interno serve para transformar a energia da onda de compressão dentro de um fluido em impulsos nervosos que podem ser transmitidos ao cérebro.
O primeiro nível é o do ouvido, cuja função principal é a de converter as ondas sonoras de pressão propagadas pelo ar em impulsos nervosos que contém a informação que será decodificada e reintegrada pelos distintos níveis associativos cerebrais.
Em relação ao mecanismo de audição, é importante perceber que:
• Nem todo som que atinge o tímpano chega ao