12 homens e uma sentença
Técnicas de Negociação
Etapa:04
12 homens e uma sentença
Resumo
O filme nos mostra de uma forma perfeita o conceito dos valores morais, do diálogo e da necessidade de deliberação final diante de doze jurados, orientados que o réu deve ser considerado inocente, até que se prove o contrário, diante de um caso do jovem acusado de ter matado o próprio pai.
Onze dos jurados consideraram o réu culpado, quando o único jurado, sr Davis, estava disposto a provar ao restante do grupo que o garoto era inocente, tentava convencer os demais a pelo menos reanalisarem os fatos apresentados, com isso podemos afirmar que o conceito de ética está presente no filme e influenciou o resultado final, sendo que uns jurados foram antiéticos ao colocar seus interesses pessoais acima de tudo, não se importando com o resultado que poderia matar um ser humano, eles queriam apenas ir pra casa, ou assistir um jogo que começaria em algumas horas.
Alguns fatores foram cruciais para a reviravolta que aconteceu, um deles, é o sentimento que de alguma forma a decisão tomada naquela sala, afetaria a vida, pelo menos de alguns deles, pra sempre, outra situação ocorrida, é que existem testemunhas e provas, que supostamente comprovam a culpa acusado, porem as provas não são o bastante para condenar definitivamente o Réu, deixando margem ás dúvidas.
Com isso a argumentação por parte dos jurados, começando pelo jurado 8 (Daves), se torna de grande importância para que cheguem a uma conclusão da forma mais racional possível. O Sr. Daves, mostra-se preocupado não só em condenar ou absolver o réu, mas sim em julgar com coerência e racionalidade os fatos ocorridos para não cometer nenhuma injustiça.
Desta forma inseriu no grupo, uma argumentação de forma crítica, buscando entender os fatos, e não apenas aceita-los. Porem outro jurado tem como base no seu discurso uma argumentação apelativa e sentimental, pois sua
relação com seu