12 homens e uma sentença
Identifique as duas principais teses defendidas no filme.
Enumere argumentos a favor de cada uma das teses identificadas.
TESE I– O rapaz é culpado na acusação de ter matado o pai com uma facada no peito.
Argumentos:
1. Como o pai que batia no filho frequentemente, ele ficou órfão de mãe quando ainda era pequeno e passou 1 ano e meio num orfanato porque seu pai foi preso por estelionato, os jurados achavam que o rapaz teria motivo o suficiente para ser agressivo e matar o pai.
2. O rapaz nasceu em um cortiço, onde os jurados acreditavam ser uma escola de bandidos, criando pessoas que podem ser uma potencial ameaça à sociedade.
3. A ficha criminal do rapaz trazia argumentos contra ele. Aos 10 anos ele foi para o juizado de menores por ter jogado uma pedra na professora, aos 15 anos foi para um reformatório porque roubou um carro e foi preso por roubo e foi pego duas vezes brigando com faca. Além disso, muitas línguas diziam que ele era muito habilidoso com facas.
4. O rapaz admitiu ter comprado um canivete, a arma do crime, que foi descrito como incomum pelo vendedor que também alegou que era o último do estoque.
5. Um dos jurados conta que a vizinha que mora na frente (do outro lado dos trilhos do trem) do apartamento do acusado fez seu depoimento dizendo que após algum tempo na cama e não conseguindo dormir por causa do calor intenso levanta-se e olha pela janela e neste momento passa um trem com as luzes dos dois últimos vagões apagadas e ela vê por entre as janelas deles, o rapaz esfaqueando seu pai. O jurado afirma que foi provado no tribunal que é possível se ver através das janelas de um trem andando com as luzes dos vagões apagadas. Além disso, um ponto que assegura esse argumento é que a mulher que vira o rapaz o conhece desde pequeno, ou seja, não é uma pessoa que ela nunca tinha visto e não tinha embasamento para concluir que era ele.
6. O rapaz alegou que estava no cinema na hora provável do crime, mas não se