Sistema de ar condicionado
Princípios do sistema
Esses sistemas são instalados para proporcionar uma atmosfera confortável dentro da aeronave, no solo ou em todas as altitudes. Eles mantém a correta quantidade de ar fluindo através do interior da aeronave, com a temperatura e a umidade corretas. Em resumo esse sistema é projetado para desenvolver as seguintes funções :
Ventilação: é obtida através de dutos de ar pressurizados, instalados na superfície da aeronave.
Aquecimento: geralmente o calor gerado pela compressão de ar nos supercarregadores já é suficiente. Mas se a aeronave precisar de mais calor alguns sistemas podem ser usados. São eles: aquecedor por gasolina; aquecedor elétrico; reciclagem de ar comprimido; e trocador ar-para-ar dos gases de exaustão.
Aquecedor por gasolina – utiliza um motor tipo a reação a jato, o calor gerado por este motor é transferido através de indução térmica para o ar da cabine aquecendo este ar. Os gases da queima dentro deste aquecedor é jogado para fora da aeronave para evitar contaminação.
Aquecedor elétrico – faz aquecimento rápido, porém consome muita energia, funciona com resistência elétrica. É muito usado para aquecer os motores antes da partida.
Reciclagem de ar comprimido – sangra o ar do s compressores do motor a reação e injeta novamente na entrada do compressor, esta dupla compressão fornece ar quente o suficiente para qualquer unidade da aeronave. Mas tem um ponto negativo, que no caso, é o de aquecer muito o ar admitido para os motores, fazendo com que caia um pouco a potência.
Trocador dos gases de exaustão – é o mais simples de todos. Aproveita o calor dos gases de escapamento e através de indução térmica fornece calor em boa quantidade.
São vários os sistemas pra se conseguir tais requisitos, porém, os dois mais utilizados são: ciclo de ar e ciclo de vapor.
Ciclo de ar
O sistema de ar condicionado de