Medidas de Disperssao
As medidas de dispersão medem a consistência de uma distribuição de frequências. Por consistência, podemos entender o grau de variabilidade das ocorrências da distribuição em relação a uma medida de posição com tendência central (por exemplo, a média aritmética simples ou ponderada e a mediana).
Quando estudamos as medidas de posição, aprendemos que ao representarmos todo um conjunto de números por apenas um (por exemplo, a média deles), estávamos resumindo a informação. No entanto, ao mesmo tempo estávamos perdendo detalhes daquela informação que foi resumida.
As medidas de dispersão são uma forma de sabermos se a informação perdida é significativa ou não. Desta maneira, ao resumirmos um conjunto de números por sua medida de posição, devemos apresentar ao mesmo tempo a medida de dispersão.
Quando resumimos um conjunto de números de qualquer tamanho em apenas dois números, isto é, a medida de posição seguida de uma medida de dispersão, conseguimos resumir o conjunto numérico inicial e ao mesmo tempo preservar suas características estatísticas.
Para entender melhor a definição acima, considere o seguinte exemplo:
EXEMPLO 01
As medidas das frequências cardíacas de dois pacientes internados em um hospital, tomadas em intervalos de 8 horas num determinado dia são: paciente 1 - 72, 76 e 74, = 74 pulsos por minuto; paciente 2 - 72, 91 e 59 , = 74 pulsos por minuto;
Qual paciente aparenta estar em melhores condições de saúde.
No exemplo acima, os dois pacientes têm a mesma frequência cardíaca média. No entanto, suas condições de saúde parecem ser bastante diversas.
As medidas de dispersão são números que serão associados ao grau de dispersão do conjunto de dados com que vamos lidar. As seguintes medidas de dispersão serão estudadas:
Amplitude total;
Desvio médio;
Desvio padrão;
Variância
AMPLITUDE TOTAL
A amplitude total de um conjunto de dados é o maior valor menos o menor valor deste conjunto.
1
Calcule a amplitude das