Tudo sobre os Repteis
Os répteis são vertebrados que se tornaram totalmente independentes da água para se reproduzirem. A sua pele é seca e a respiração é feita pela respiração pulmonar. Os anfíbios anuros conquistaram o ambiente terrestre mas para reproduzir-se necessitam da água. O desenvolvimento do embrião e do girino dependem da água. Os repteis possuem duas inovações que selaram a conquista do ambiente terrestre pelos vertebrados: a fertilização dos óvulos dentro do corpo feminino e o desenvolvimento do embrião fora do corpo, mas dentro de uma casca protetora contra o ressecamento. Além do saco vitelínico, esse ovo possui também um reservatório de água (chamado saco amniótico) e um local para eliminar as excretas (o alantóide). A quantidade de vitelo (suprimento de nutrientes como proteínas, carboidratos e lipídios) dos ovos das diferentes espécies de vertebrados é variável. O vitelo é produzido pela fêmea quando ela produz os óvulos para serem fertilizados.
Com base na quantidade de vitelo, os vertebrados podem ser classificados em:
Ovos telolécitos: possuem uma quantidade ainda maior de vitelo (peixes, repteis e aves).
Ovos heterolécitos: possuem grande quantidade de vitelo (anfíbios).
Ovos oligolécitos: possuem pouco vitelo (mamíferos eutérios).
As populações de répteis puderam dessa maneira, espalhar pelo planeta e se diversificaram. Podemos reconhecer as quatro grandes Ordens viventes:
- Ordem Crocodilia (crocodilos, gaviais e jacarés)
- Ordem Rhynchocephalia (tuataras)
- Ordem Squamata (lagartos e cobras)
- Ordem Testudinata (tartarugas, jabutis e cágados) conhecidos como quelônios.
Para representar o grupo dos répteis, contaremos como é o comportamento de reprodução dos quelônios.
Os quelônios possuem carapaça e habitam tanto o ambiente terrestre como o aquático. Primeiro os quelônios evoluíram como animais terrestres e, depois, algumas espécies voltaram para a explorar o ambiente aquático (tanto o marinho como o de água