11 Metodologia
3.1 TIPO E ABORDAGEM DE PESQUISA
A pesquisa se caracteriza com um estudo de caso, experimental e descritivo. Segundo Severino (2007), o estudo de caso se concentra no estudo de um caso particular.
Para Severino (2007), a pesquisa experimental toma o objeto como fonte, e o submete a testes, experimentos.
É descritiva pois as atividades executadas durante o projeto são relatadas em um documento.
3.2 DESCRIÇÃO DA AMOSTRA
Primeiramente houve a escolha dos microcontroladores a serem utilizados, após disso a programação do microcontolador, feita com linguagem em C, foi realizada por meio de softwares e placas didáticas. Depois de vários testes em software e placas didáticas e alterações no programa se chegou ao funcionamento desejado e foi começada a elaboração das placas eletrônicas para ligação dos componentes. Após isso foi construída a parte física do protótipo, a base e os suportes para que os motores possam funcionar e executar suas funções
3.3 RECURSOS MATERIAIS
Computador, microcontroladores, circuito integrado ULN 2003, placas fenolite, motores de passo, botões, display LCD, resistores, fonte, regulador de tensão, madeira, tinta e caneta de retroprojetor foram os materiais mais utilizados.
3.4 AMBIENTES
Laboratórios do SENAI da unidade de Tubarão/SC, além da casa de um dos integrantes da equipe.
4 DESCRIÇÃO DA PESQUISA
4.1 APRESENTAÇÃO DO CONTROLADOR DE REMÉDIOS
O controlador inicialmente terá corpos cilíndricos, em que cada um possuirá interiormente um motor de passo e uma mola helicoidal que, conforme a rotação do motor, irá levar os comprimidos para frente até que caiam em um recipiente para que o consumidor possa coletá-los. O usuário irá ajustar a hora atual e também a posologia dos remédios por meio de três botões: um de menu, que altera entre os vários menus possíveis, um que incrementa os valores e outro que decrementa-os.
4.2 PRIMEIRA PROGRAMAÇÃO DO MICROCONTROLADOR
A programação do microcontrolador foi feita com