Síntese "será que água destilada conduz eletricidade?"
LISIA Mª DOS SANTOS SILVA*
O artigo foi escrito por George Cruz, analista e desenvolvedor de sistemas, graduando em engenharia de controle e automação, violinista amante da boa música e da arte.
Neste artigo encontra-se varias indagações a respeito da água destilada, mas a ideia central deste texto é saber se a água destilada pode conduzir eletricidade, segundo o texto deve-se saber que esta água é diferente da água pura, pois quando ela é fervida no processo de destilação, ela perde componentes como cálcio, ferro, magnésio e sódio.
Para responder a pergunta inicial é necessário também entender como a energia elétrica se propaga, o autor resume em poucas linhas o comportamento dos átomos que diz que essa partícula procura sempre ser neutra do que positiva ou negativa e para isso vai procurar estabilidade em outras substancias e como os elétrons são passados de um átomo para outro, um fluxo de eletricidade é criado.
Então se conclui que desde que a água destilada que é desprovida de impurezas não conduz eletricidade, pois suas moléculas não possuem carga e por isso não podem trocar elétrons e, como já se viu anteriormente, sem a troca de elétrons não se produz eletricidade. Ainda ressalta que outros tipos de água como a salgada ou a da torneira podem sim conduzir eletricidade por terem íons e resquícios de substancias como cálcio e magnésio, condições essas que favorecem a condução de eletricidade. Mas que a água tratada aqui neste artigo definitivamente, não conduz eletricidade.
O autor não teve muito cuidado com alguns conceitos que podem confundir a cabeça dos estudantes de ensino médio, como por exemplo, a água pode ser entendida como substancia (H2O) ou como mistura