Metodologia 04 11
CURSO DE JORNALISMO
DISCIPLINA: METODOLOGIA
JOSÉ ADALFRAN CARNEIRO JÚNIOR
Os elementos construtivos de um projeto de pesquisa.
“Esportes olímpicos na periferia”
FORTALEZA
Novembro de 2014
1.O que é pesquisa? (Definição do problema, base teórica, hipótese e conceitual)
As promessas em torno dos esportes olímpicos na periferia são muitas, mas poucas são as medidas e ações tomadas para melhorar isso, o Brasil sempre foi um celeiro de talentos, porém, sem o apoio e investimento necessário fica muito complicado para alguém se sobressair e se tornar um atleta de alto nível. Um país do tamanho do Brasil teria condições razoáveis de ser uma potência esportiva em todos os aspectos, mas para isso o governo precisaria de uma intervenção urgente, as Olimpíadas estão aí, batendo a porta, poderia ser o impulso que necessitamos, mas pelo que é visto e apurado, nada mas é que uma mina de ouro para corruptos.
2.Para que pesquisar? (Propósito de estudo, seus objetivos)
Para ter uma opinião mais fundamentada, buscar explicações, motivos, se aprofundar mais nesse mundo dos esportes, o que poderia está sendo feito, onde o dinheiro poderia ser utilizado. Saber um pouco dessas pessoas que mesmo fora da mídia, ajudam, treinam, orientam crianças e na maioria das vezes até com recursos próprios, tenta transformar esses vários sonhos em realidade.
3.Por que pesquisar? (Justificativa da escolha do problema)
Decidi por esse tema, pois gosto muito de esportes em geral e pretendo me especializar na área, contudo a proximidade das Olimpíadas trouxe uma visão diferente para mim. Observando o crescimento da China, que passou a ser uma potência Olímpica depois da realização dos jogos no seu país e o Brasil aqui parado no tempo, me causa um espanto que nosso país não copia os bons exemplos.
4.Como pesquisar? (Metodologia)
Gosto de esportes mais isso não quer dizer que meu conhecimento nessa área é apurado, por isso entrevistas, fotos, documentos, são peças