11 CPC 11
INTRODUÇÃO.
Neste trabalho com base no CPC 11, explicaremos sobre contratos de seguro, no qual o segurador se obriga a garantir, contra riscos não determinados um interesse do segurado, referente a um bem móvel ou imóvel, pessoa ou coisa, através do pagamento de um prêmio, em caso de sinistro.
Onde a seguradora deve demonstrar nos contratos de Comitê dos Pronunciamentos Contábeis, as políticas de contratos de seguros o ativo, passivo, receitas e despesas. Onde se a seguradora for cedente deve divulgar os ganhos e as perdas reconhecidas no resultado da contratação do seguro.
O efeito de mudanças nas premissas usadas para mensurar ativos e passivos por conta do contrato de seguro, mostrando separadamente o efeito de cada alteração que tenha efeito material nas demonstrações contábeis. E a conciliação de mudanças em passivos por contrato de seguro, os ativos por contrato de resseguro e, se houver, as despesas de comercialização diferidas relacionadas.
CPC 11 – CONTRATOS DE SEGURO.
O objetivo do CPC 11 é determinar o reconhecimento contábil para os contratos de seguros por parte das seguradoras que emitem tal contrato, de acordo com as normas internacionais de contabilidade, prevendo o aprofundamento das questões conceituais e práticas. Define-se contrato de seguro como um contrato no qual uma parte (a seguradora) aceita o risco de seguro significativo de outra parte (o segurado), na forma que na ocorrência de um evento específico, futuro e incerto (evento segurado) a seguradora aceita indenizar o segurado. Este pronunciamento específica:
• Melhorias na contabilização de contratos de seguros pelas seguradoras;
• Identificar e explicar os valores do resultado dos contratos de seguros nas demonstrações contábeis, fazendo que os usuários compreendam a origem do valor, a tempestividade, e a incerteza de fluxos de caixa originados pelos contratos de seguros.
Este pronunciamento deve ser aplicado para:
• Os contratos de seguros e resseguros