CPC- Comitê de Pronunciamentos Contábeis
CPC- Comitê de Pronunciamentos Contábeis. Tem como objetivo "o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais".
2. Quais são as 6 entidades integrantes do CPC?
ABRASCA – Associação Brasileira das Companhias Abertas; APIMEC NACIONAL – Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais; BM&FBOVESPA S.A. – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros; CFC – Conselho Federal de Contabilidade; IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil; e FIPECAFI – Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis Atuariais e Financeiras.
3. Quais são as outras 4 entidades que serão sempre convidadas para participarem do processo de elaboração dos Pronunciamentos Técnicos do CPC?
Serão sempre convidados a participar representantes dos seguintes órgãos: - Banco Central do Brasil; - Comissão de Valores Mobiliários (CVM); - Secretaria da Receita Federal; - Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).
4. Cite os pronunciamentos já emitidos pelo CPC e a matéria contábil que cada um aborda. Pronunciamento Conceitual Básico (R1) - Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro.
Aprovado por: CVM - Deliberação nº. 675/11;
CFC - NBC TG Estrutura Conceitual - Resolução nº. 1.374/11.
.: CPC 01 (R1) - Redução ao Valor Recuperável de Ativos Aprovado por: CVM - Deliberação nº. 639/10
CFC - NBC TG 01 - Resolução nº. 1.292/10;
CMN - Resolução nº. 3.566/08 (Banco Central do Brasil);
ANS - Instrução Normativa nº. 37/09;
SUSEP - Circular nº. 424/11, anexos, anexo IV.
.: CPC 02 (R2) - Efeitos das mudanças nas