10º ano - membrana e transportes
QUE MECANISMOS GARANTEM A OBTENÇÃO DE MATÉRIA PELOS SERES VIVOS?
Para os compostos orgânicos consumidos chegarem às células necessitam de atravessar a membrana plasmática, que as delimita.
O estudo da membrana plasmática é essencial para compreender como funcionam as células e como é que obtêm a sua matéria.
MEMBRANA PLASMÁTICA
Tanto o interior da célula (meio intracelular) quanto o seu exterior (meio extracelular) possui grande quantidade de água.
Os lípidos são as principais moléculas presentes na membrana plasmática e o facto de não se misturarem com a água ajuda no papel da membrana plasmática de separação da célula do meio externo.
Os fosfolípidos são os lípidos mais abundantes nas membranas celulares. * Resultam da ligação entre uma molécula de glicerol e um grupo fosfato associado a um componente hidrofílico (polar) – a colina ou a serina; * À molécula de glicerol ligam-se 2 ácidos gordos, formados por longas cadeias de H e C; * A parte do lípido que contém os ácidos gordos é hidrofóbica (apolar), não possuindo afinidade com solventes polares como a água.
* Os fosfolípidos são MOLÉCULAS ANFIPÁTICAS, pois têm simultaneamente regiões polares e apolares.
Quando em contacto com o meio aquoso, os fosfolípidos dispõem-se de modo a que as suas regiões polares se orientem para a fase aquosa, formando micelas ou bicamadas.
Organização dos fosfolípidos num meio aquoso.
Modelo de Mosaico Fluído (Singer e Nicholson, 1972): - Bicamada fosfolipídica, com proteínas associadas: * Intrínsecas – estabelecem interações com as regiões hidrofóbicas da membrana, pois penetram na membrana (proteínas integradas); * Extrínsecas – localizadas na periferia da