células
Biologia e Geologia
Qual a influência da concentração do meio extracelular no comportamento de células?
Ana Magalhães, nº1
Fábio Alves, nº7
Jorge Teixeira, nº13
Helena Silva, nº11
Ciências e Tecnologias, 10º Ano, TªA
Felgueiras, 10 de março de 2014
1. Índice
2. Introdução
O presente relatório foi realizado pelos alunos Ana Magalhães, nº1, Fábio Alves, nº7, Helena Silva, nº11, Jorge Teixeira, nº13 da Turma A1 do Curso de Ciências e Tecnologias da Escola Básica e secundária de Felgueiras no âmbito da disciplina de Biologia/ Geologia I, com o objectivo de compreender e visualizar as trocas de materiais entre o meio extracelular e intracelular. O seu estudo desperta algumas questões, as quais, se esperam ver respondidas após a realização deste trabalho, nomeadamente: Como são realizadas? Que tipos de trocas ocorrem? e, ainda, Será que todos os tipos de células reagem a estas trocas da mesma maneira?
Os mecanismos pelos quais ocorrem as trocas de materiais através da membrana celular são variados. Sendo alguns controlados apenas por processos físicos e noutros intervêm proteínas da membrana. No caso do processo apenas físico, diz-se transporte não mediado, e no segundo caso em que intervêm proteínas específicas, é designado por transporte mediado.
Transporte não mediado- Corresponde à passagem de substâncias através da membrana plasmática a favor do gradiente de concentração, ou seja, do meio que possui maior concentração para meio que possui menor concentração. Existem 2 tipos de transporte não mediado, os quais são:
1) Difusão simples (VER ANEXO- DIFUSÃO SIMPLES) - Este processo de transporte através da membrana celular ocorre sem gasto de energia, tratando-se portanto de um transporte passivo. Sendo utilizada apenas a própria energia cinética normal das moléculas. As substâncias deslocam-se a favor do gradiente de concentração. Estando envolvidas