100gr De Manteiga
100gr de manteiga
1 Colher de sopa de café solúvel
150gr de açúcar
2 Gemas
200gr de farinha
Açúcar para polvilhar e manteiga para untar Licor de Café
1 litro de aguardente de boa qualidade
200 gr de grão de café torrado
200 ml de água
450 gr de açúcar
1. Coloque os grãos de café e a aguardente dentro do recipiente de vidro que escolheu (este deve vedar bem) e reserve, de preferência num local seco e escuro durante 20 a 30 dias.
2. Agite o frasco regularmente. Idealmente, esta tarefa deve ser executada todos os dias mas, se não for possível, o frasco deve ser agitado pelo menos de 5 em 5 dias.
3. Passado o período de 20 a 30 dias, utilize um filtro de pano ou de papel reforçado para filtrar esse líquido. Se desejar, pode manter alguns grãos de café no licor, o que irá proporcionar-lhe não só um aspeto, mas também um sabor mais interessante.
4. Coloque, numa panela, o açúcar e a água (recomenda-se o uso de água mineral/engarrafada) e leve a lume brando. Deixe o açúcar derreter, de forma a obter uma espécie de xarope, mas sem deixar engrossar. Depois de ter levantado fervura, deixe arrefecer por completo, para depois juntar este xarope ao frasco que contém a mistura de café e aguardente. Deixe repousar 24 horas.
5. No dia seguinte, depois de bem agitado, filtra-se novamente o líquido, transferindo-o, de seguida, para uma licoreira.
6. Embora o licor de café possa ser consumido de imediato, recomenda-se um repouso adicional de 30 dias para garantir um sabor ainda mais acentuado. O licor de café é um licor que só melhora com a passagem do tempo, por isso, bom proveito!
Gelado com café solúvel
Em um copo, coloque a calda de chocolate ou caramelo. Depois acrescente duas bolas de sorvete de creme. Salpique uma colher (sobremesa) de café solúvel e complete com mais calda. Finalize com um biscoito de chocolate.
Bolo Húngaro de café e chocolate
200 g de farinha de trigo
125 gramas de manteiga
125 g de açúcar
125 g de nozes moídas