10 sensos
Os 10 Sensos (S), uma pratica que veem ganhando fama nas empresas por ser simples e prática. Grandes empresas seguem essa filosofia japonesa que veio para o Brasil em 1991 para melhorar a qualidade de serviço das pessoas e das empresas.
O PROGRAMA 5 SENSOS
Origens
O "Programa 5S" foi concebido por Kaoru Ishikawa em 1950, no Japão do pós-guerra, provavelmente inspirado na necessidade, que havia então, de colocar ordem na grande confusão a que ficou reduzida o país após sua derrota para as forças aliadas. O Programa demonstrou ser tão eficaz enquanto reorganizador das empresas e da própria economia japonesa que, até hoje, é considerado o principal instrumento de gestão da qualidade e produtividade utilizadas naquele país.
Objetivos
O "Programa 5S" foi desenvolvido com o objetivo de transformar o ambiente das organizações e a atitude das pessoas, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, diminuindo desperdícios, reduzindo custos e aumentando a produtividade das instituições.
Programa no Brasil
O país precisava reestrutura-se, organizar as indústrias e melhorar a produção para ser compatível com o mercado mundial. Ele veio ao Brasil em 1991, para mobilizar e transformar as pessoas e as empresas. Foi introduzido no Japão, mais com o intuito das empresas japonesas com o propósito de acabar com o “trabalho forçado”. Representa um conjunto de cinco palavras japonesas que fundamentam os princípios do Programa, e que também é a gênese do Programa 5S: seiri, seiton, seisou, seiketsu e shitsuke, em português, adaptaram para: senso de utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina.
O que é o Programa "5S"
O "Programa 5S" ganhou esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa, mas ela apresenta mais 5S totalizando 10 no máximo.
OS 10 SENSOS
O Programa 5S foi uma das primeiras ferramentas utilizadas na melhoria da gestão. Para o significado ser bem