10S - senso de limpesa
3.3.1. Conceito
Seiso é manter o ambiente de trabalho e os equipamentos utilizados sem poeira, sujeira ou resíduos de qualquer espécie. Envolve também a produção de menos lixo e sua correta destinação (MELO, 2011, p.148).
Para Andrade (1996) o Seiso orienta a eliminar toda a sujeira, mantendo o ambiente arrumado, purificando assim além do ambiente, o corpo e o espírito das pessoas. Primeiramente devem ser identificadas e eliminadas as fontes de sujeira juntamente com suas respectivas causas.
Nesta fase se busca desenvolver em cada empregado a importância de estar em um local limpo, o que proporciona um ambiente de trabalho de qualidade e segurança. O foco principal está na utilização adequada do local, das máquinas e equipamentos, agindo de modo a evitar que estas máquinas gerem ou acumulem sujeiras, poluindo o ambiente
(CASSERMIRO, 2010).
O processo de limpeza deve ser efetuado por todas as pessoas, ou seja, existe uma responsabilidade individual pela limpeza. Esse processo também é válido no aspecto da manutenção das informações, para que as mesmas sempre estejam atualizadas para possíveis tomadas de decisão (BERTAGLIA, 2009, p. 439).
Ter um senso de limpeza equivale a praticar a limpeza de maneira habitual e rotineira, sobretudo, não sujar(CEBRAC, 2005, P. 89).
3.3.2. Benefícios
Sentimento de bem estar nos empregados;
Sentimento de excelência transmitido aos clientes;
Evita danos a materiais e produtos;
Previne e minimiza a ocorrência de acidentes;
Maximizar a qualidade dos produtos;
Reduz a necessidade de manutenção dos equipamentos.
Vantagens
é um programa de gestão de qualidade empresarial desenvolvido no Japão que visa aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização.
Os princípios utilizados pelo programa 5S para alcançar a melhoria contínua e a qualidade total não são diferentes ds alguns princípios fundamentais para o crescimento humano e profissional.
O 5S