4 O USO DE MELODIAS ALEAT RIAS NO TRAMENTO DA ADIC O
6077 palavras
25 páginas
O USO DE MELODIAS ALEATÓRIAS NO TRATAMENTO DA ADICÇÃOWilson José de Oliveira dos Santos1
RESUMO: Este artigo trata do estudo de caso realizado de 04 a 15 de maio de 2015 na
Comunidade Acolhedora – Instituto Nova Vida (INOVI), localizada na Av. José Bonifácio,
07, Tabuleiro, Rio Largo – AL, CEP 57100-000. O objetivo da pesquisa foi experienciar o uso melodias aleatórias no tratamento da adicção como forma de diminuição do medo, agústia, vazio, insegurança e pesadelo, sintamas causados pelo uso abusivo de drogas. Para isso, contou com a participação de quatro voluntários acolhidos da Comunidade INOVI sob a condição de tratamento, onde foram submentidos aos experimentos realizados durante os dez dias da pesquisa. A base para a prática de atividades utilizadas durante o experimento do objeto foi a audição vocal por meio de solfejos e entonação (vocal e instrumental). Para maiores esclarecimentos, o estudo aqui tratado apenas servirá como instrumento avaliativo para um possível aprofundamento futuro do mesmo.
Palavras Chave: Aleatório. Adicção. Musicoterapia. Melodia.
1 INTRODUÇÃO
Há muito se sabe quanto aos benefícios proposto pela musicoterapia à saúde humana.
Não era aleatoriamente que Hipócrates, médico grego da Antiguidade Clássica, acreditava e aplicava técnicas musicais para solucionar problemas de desequilíbrio do corpo humano causado por diversas doenças. No entanto, ainda hoje grande parte populacional no mundo inteiro, em especial o Brasil, ignora ou não faz uso da música com a finalidade de cura. Nesse sentido, a busca por uma prática terapêutica que mostre a música enquanto recurso medicinal é cada vez mais relevante.
A pesar de o homem utilizar a música há bastante tempo como recurso terapêutico, sua importância científica só foi observada a partir da segunda metade do século XX. Canais de comunicação sonoros foram comprovados através da neurociência, da neurologia, da psicologia, da fisiologia, da psicofísica, da física do som, da ciência musical,