10 SABERES
1) Conhecimento do conteúdo:
É importantíssimo, pois só é possível haver uma boa explanação quando se domina o conteúdo. Além de possibilitar segurança na aula expositiva, dá margens para subsidiar debates mais aprofundados.
2) Conhecimento pedagógico:
O professor quando se vale de recursos pedagógicos, consegue adaptar seu conteúdo a vivência dos estudantes a fim de possibilitar maior empatia. Isto pode se dar tanto na modificação da linguagem como através da utilização de recursos pedagógicos como imagens, pequenos textos, filmes, entre outros.
3) Conhecimento do currículum:
Quando o docente tem claro em sua mente o que deseja alcançar na disciplina e de que forma (através de objetivos e metodologias) à partir de um planejamento prévio, é possível envolver sua turma nesse processo uma vez que os caminhos da trajetória estarão bem delimitados e as “saídas do percurso” indicarão exercícios de construção e autonomia.
4) Conhecimento dos alunos e da aprendizagem:
Conhecer os alunos e o quanto eles podem produzir possibilita ao docente adaptar seu conteúdo visando maior ou menor profundidade em determinados temas, garantindo contudo o acesso ao conhecimento de qualidade sempre.
5) Pesquisa:
É fundamental, pois antes de tudo o professor deve ser um pesquisador que visa sempre se qualificar na temática a qual se propõe a discutir. Este fundamento também deve ser repassado aos alunos no sentindo de promover os valores da investigação e criticidade.
6) ;Trabalho em equipe:
O docente nunca pode se esquecer de que a educação é um trabalho coletivo e que numa escola existem outros professores e consequentemente outras formas de enxergar a relação ensino- aprendizagem. O intercâmbio de estratégias é sempre bem vindo.
7) Resiliência:
Capacidade de transformar limites em possibilidades, pois as relações no espaço escolar são uma reprodução das demais relações sociais, exigindo a capacidade de superar desafios e se reinventar