10 mandamento da EAP
A EAP – Estrutura Analítica do Projeto é uma das mais importantes ferramentas do gerenciamento de projetos. Aliás, ela deve ser criada para qualquer tipo e tamanho de projeto….desde um churrasco de fim de semana até a construção de um hidrelétrica.
A EAP é uma estrutura hierárquica orientada às entregas do trabalho do projeto. Ela organiza e define o escopo total e representa o trabalho especificado na atual declaração de escopo aprovada.
A EAP é entrada para uma série de processos de planejamento do projeto como riscos, tempo, custos, qualidade etc, e por isso tão importante na elaboração do plano.
Esta estrutura irá decompor o projeto em partes menores, ou seja, irá deixar o escopo a ser realizado mais compreensível e gerenciável.
Exemplo de EAP
Fonte: Guia PMBOK 4ª Edição
Para criar uma EAP é extremamente simples e podemos utilizar desde papel de pão e Post-Its a softwares específicos, como o WBS ChartPro. Também podemos utilizar os Mapa Mentais para criar uma EAP…alguns são grátis como o Free Mind e o X-Mind.
Porém, para criarmos uma EAP, temos algumas regras básicas e alguns mandamentos:
1- Mandamento (Cobiçarás a EAP do próximo)
Antes de iniciar a elaboração da EAP do seu projeto, verifique a estruturação de escopos de trabalhos semelhantes. Consulte outros projetos da empresa, literatura, entre outros. Aprender com o passado é uma habilidade importante e valorizada.
2- Mandamento (Explicarás todos os subprodutos, inclusive os necessários ao gerenciamento de projetos)
Lembre-se: O subproduto que não estiver na EAP (WBS) não faz parte do escopo do projeto. É importante, dessa forma, não deixar nenhum de fora. Vale mencionar também que o conceito de subproduto inclui os serviços como teste, alinhamento, treinamento, instalação dentre outros. A EAP (WBS) não deve conter insumos/ recursos físicos a serem utilizados na geração dos subprodutos. Os custos de viagens, material, pessoal devem ser alocados ao elemento da EAP