Anatomia humana
1- Transporte: As sustâncias participantes do metabolismo celular são transportadas pelo sangue. São classificadas como: Respiratória – Os eritrócitos (células sanguíneas vermelhas) transportam oxigênio para as células dos tecidos. O gás carbônico produzido pela respiração celular é levado através do sangue para os pulmões, para depois serem exalados. Nutritiva – o sistema digestório é responsável pelo desdobramento químico e mecânico dos alimentos, para que eles possam ser absorvidos pelos vasos sanguíneos e linfáticos da parede intestinal, e após este processo o sangue transporta essas substâncias através do fígado para as demais células do corpo. Excretora – os vasos capilares dos rins filtram resíduos metabólicos, água e íons em excesso, e outras moléculas do plasma, e os encaminham para os túbulos renais, depois excretados na urina. Reguladora – o sangue transporta hormônios e moléculas reguladoras para os tecidos distantes onde devem atuar.
2- Regulação: Auxilia na regulação do pH dos líquido corporais. O plasma sanguíneo tem a capacidade de absorver calor e refrigerar água que nele está contida, estes fatores juntamente com sua taxa de fluxo através da pele, ajustam a temperatura do corpo. O conteúdo hídrico das células sofre influencia da pressão osmótica do sangue.
3- Proteção: O próprio sangue protege-se de danos através da coagulação, transformando-se em uma espécie de gel, deste modo ele combate sua perda excessiva. Contem em sua composição proteínas adicionais denominadas intérferons e complemento, que auxiliam na proteção contra doenças. Os glóbulos brancos têm função de defesa e protege contra doenças, através da fagocitação e da produção de proteínas chamadas de anticorpos.
O sangue é considerado mais denso e mais viscoso, se comparado com a água. Tem temperatura de aproximadamente 38 º C e seu pH varia de 7,35 a 7,45. Representa em media 8 % do peso total do