10 Lições Sobre Marx
Karl Marx nomeado como pai do socialismo defendia a igualdade para todos, buscava direitos trabalhistas aos operários e que existisse as empresas estatais ao invés das privadas que os lucros sejam distribuídos a sociedade para o bem estar de todos. Desenvolveu o pensamento de que a nação excluindo o capitalismo que usufruiu do operário e o descarta, quando este não e mais produtivo. Criou o princípio da "MAIS VALIA” onde o conhecimento deveria ter o verdadeiro valor, pois o operário a detentor do conhecimento e o menos renumerado, e a empresa vende os produtos e arrecada os lucros, atrás vez disso o capitalismo adotou novas formas de trabalho dentro do mercado, Karl Marx buscava leis trabalhista, direito a participação de lucros, distribuição de renda e políticas sociais.
O pensamento de Karl Marx mudou radicalmente a história política da humanidade.
Inspirada em suas ideias, metade da população do mundo empreendeu a revolução socialista, na intenção de coletivizar as riquezas e distribuir justiça social.
Karl Heinrich Marx nasceu em Trier, na Renânia, então província da Prússia, em 5 de maio de 1818. Primeiro dos meninos entre os nove filhos de uma família judaicoalemã, foi batizado numa igreja protestante, de que o pai, advogado bem-sucedido, se tornara membro, provavelmente para garantir respeitabilidade social. Depois de estudar em sua cidade natal, em 1835 Marx ingressou na Universidade de Bonn, onde participou da luta política estudantil.
Na Universidade de Berlim, para a qual se transferiu em 1836, começou a estudar a filosofia de Hegel e juntou-se ao grupo dos jovens hegelianos. Tornou-se membro de uma sociedade formada em torno do professor de teologia Bruno Bauer, que considerava os Evangelhos narrativas fantásticas suscitadas por necessidades psicológicas. Com uma posição política que se identificava cada vez mais com a esquerda republicana, Marx em 1841 apresentou sua tese de doutorado, em que analisava, na perspectiva hegeliana, as