ATUA O
Rev Bras Clin Med. São Paulo, 2010 nov-dez;8(6):513-9
Atuação da Psicologia hospitalar na Medicina de Urgência e
Emergência*
Performance of in hospital Psychology in the Emergency Medicine
Michele Cruz Vieira1
*Recebido do Grupo de Estudo Multidisciplinar da Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência (ABRAMURGEM). São Paulo, SP.
RESUMO
SUMMARY
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A necessidade da inserção do psicólogo na equipe de emergência é um passo importante rumo à adequada prática do acolhimento e na humanização preconizadas dentro das Unidades de Urgência e Emergência.
No Cenário das Urgências e Emergências médicas também circulam sentimentos e emoções que modificam e mesmo interferem nos cuidados de quem, neste setor, encontra-se. O objetivo deste estudo foi expor a importância do psicólogo na equipe multiprofissional buscando agregar um atendimento humanizado integrando paciente/ família e equipe no ambiente da Medicina de Urgência e Emergência.
CONTEÚDO: O estudos e capítulos revisados neste estudo demonstram que o psicólogo intermedeia a relação equipe/paciente na unidade de urgência e emergência: este profissional é o porta-voz das necessidades, desejos, e intervém de forma que os desencontros da informação sejam minimizados. Preferencialmente, este profissional deve propiciar o desenvolvimento de uma linguagem comum e de conhecimentos recíprocos, necessários à interação conjunta visando à abordagem uníssona do paciente e sua família.
CONCLUSÃO: A assistência de Psicologia oferecida ao paciente/ família unidades de Urgência e Emergência possibilita um serviço mais adequado e contribui para a satisfação do cliente, além integralizar a equipe de saúde e os familiares em um único objetivo.
Descritores: Emergência, Equipe de saúde, Psicologia hospitalar,
Urgência.
BACKGROUND AND OBJECTIVES: The necessity of the insertion of the psychologist in the emergency team is an important step route to the practical adjusted one of the