Atua O Etica
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 O Projeto Ético Político 4
2.2 Ética nas raízes do serviço social 5 2.3 Os Espaços Sócios Ocupacionais 6
2.3 Os entraves do dia a dia do profissional assistente social 8
3 CONCLUSÃO 10
1 INTRODUÇÃO
Atualmente encontramos no mercado de trabalho diversas áreas em que o Assistente Social atua; saúde, educação, habitação, assistência social Ou seja, onde existe uma política pública, o Assistente Social faz parte do trabalho para a garantia dos direitos dos usuários.
Mas para que a profissão fosse reconhecida como tal, os assistentes sociais passaram por fases até chegar em seu marco histórico para profissão: O projeto ético-político que envolvia três pilares: Código de Ética do Profissional de 1993, Lei de Regulamentação da Profissão e as Diretrizes Curriculares de 1996.
Apesar da vitória da classe em conseguir ser reconhecida, a atual categoria ainda passa por dificuldades em aplicar seus conhecimentos e atuação, uma vez que o conservadorismo ainda predomina em muitos locais.
Este trabalho faz uma análise frente ao Código de Ética, a Lei de Regulamentação e em especial a construção do projeto Ético-Político do Serviço Social e os enfrentamentos da profissão nos dias atuais.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 O Projeto Ético Político
O projeto Ético-político tem data recente, da segunda metade dos anos noventa do século XX. Mas existe uma construção histórica até se chegar ao período de importante marco para a profissão.
Tudo se inicia com o movimento de reconceituação do Serviço Social, onde os profissionais da década de 1960 denunciam o conservadorismo da profissão, querendo romper os pensamentos, a atuação e tornar a profissão reconhecida. Isso tudo em meio a Ditadura Militar.
Esse movimento passou por 3 fases sendo eles: A Perspectiva modernizadora, onde foram realizados os Seminários de Araxá e Teresópolis; a Reatualização do