Atua O Etica No Ambito Da Saude
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Desenvolver uma análise frente ao código de ética e o projeto político nos espaços sócio ocupacionais do assistente social.
Na relação de trabalho com os outros indivíduos da sociedade, o homem constrói sua moral e consequentemente, no decorrer dos tempos, sua ética, porem essa construção se dá de forma particular em cada fase histórica de cada sociedade.
Se um camponês não cumprisse a palavra de honra, que é um valor moral, furava o ciclo. Se um trabalhador falhasse no trabalho, esta falha não era apenas uma “justa causa”, como é hoje, ou restrita a uma questão legal- trabalhista. Era simultaneamente “pecado” um ato imoral, e assim por diante. Ou como dizia Engels, era o mundo da teologia imbricado com o mundo do trabalho não havia distinção. (Citação da pag 49 livros ética.)
O serviço social, no processo de reprodução das relações sociais, no exercício do controle social e da ideologia, por meio da participação e criação de bases de participação popular, cria condições favoráveis à reprodução da força de trabalho.
O projeto ético político “é uma projeção coletiva que envolve sujeitos individuais em termo de uma determinada valorização ética que está intimamente vinculada a determinados projetos societários presentes na sociedade que se relacionam com diversos coletivas (profissionais ou não) em disputa na mesma sociedade.
2 DESENVOLVIMENTO
Considerando a historicidade da profissão, seu caráter transitório e socialmente condicionado, acaba se configurando no âmbito das relações entre o estado e a sociedade estabelecendo limites e possibilidades ao exercício profissional. Essa profissão, que tem o compromisso com a população por meio de seu código de ética, tem dificuldades em dado momento histórico, nesta relação de conflito entre estado e sociedade, para com defesa da coletividade, fundada em bases