Ética empresarial
Nos dias de hoje, para que uma empresa consiga se estabelecer no mercado em que atua, não basta somente auferir qualidade a seus produtos ou serviços. Embora este fator seja importante e o público consumidor esteja cada vez mais exigente nesse sentido, a conquista do sucesso é mais ampla, é necessário um fator primordial, a ética.
Ética é o conjunto de valores morais e princípios ideais para a conduta humana. Ela trata das distinções entre o certo e o errado, entre o bem e o mal. Norteando as ações das pessoas, para que tenham uma conduta mais justa, honesta e correta. Sendo indispensável para que uma empresa consiga credibilidade, o que se é estabelecido somente quando a empresa atua de forma ética, demonstrando compromisso e respeito à sociedade e preservação ambiental.
A ética agrega valores positivos à imagem empresarial, dessa forma, adotar posturas éticas e compromissos sociais torna-se um diferencial competitivo e um indicador de rentabilidade. Dessa forma, as organizações estão cada vez mais dando relevância em adotar posturas éticas, a fim de se assegurarem no mercado e também como forma de expansão nos negócios.
Pois quando uma empresa atua com responsabilidade social e contribui com o meio ambiente, ela obtém reconhecimento público, reforça sua imagem, assegura lealdade de seus empregados, fideliza clientes e conquista novos clientes. Ou seja, ela consegue valorização e fortalecimento no mercado.
No entanto, em alguns momentos surge a dúvida do que é ético e do que não é, pois em alguns lugares certa atitude pode ser considerada correta/ adequada, mas em outro lugar não. Sem mencionar na ética de conveniência, que se refere à ideia de fazer qualquer coisa julgada certa ou não de acordo com a situação. Diante desses questionamentos é necessário que a decisão esteja baseada na verdade, na justiça, na moral, na honestidade e na legalidade, para que assim se tenha uma postura ética.
Enfim,